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Chat Agiliza Atendimento ao Cliente
Por: Equipe InfoMoney
15/05/06 - 14h45
InfoMoney

SÃO PAULO - Entrando na onda da alta tecnologia e da ascensão da internet nos últimos anos, uma boa parcela das "ponto.com" resolveu apostar em soluções alternativas para um melhor atendimento aos seus consumidores. A implementação de chats (bate papo on-line) pelas empresas busca baratear os custos do atendimento, além de oferecer um serviço mais ágil ao consumidor.

Como boa parte dos brasileiros já adotou a internet como o meio mais cômodo de se fazer compras ou consultas na internet, quase sempre estes acessos são para uso próprio, estas empresas de diversos segmentos decidiram partir para o atendimento on-line através de chat.

Atendimento por telefone é cansativo
Em geral, o serviço de atendimento por telefone oferecido pelas lojas é pouco ágil, e o consumidor tem que esperar muito tempo para ser atendido.

Mas, não é só isso, em alguns além de esperar o consumidor tem que pagar pela ligação. Isso porque muitas empresas têm trocado o telefone de suas centrais 0800 (gratuito) para as centrais 0300 (tarifado). Como o custo da ligação é definido por minuto, quanto mais tiver que esperar para ser atendido, mais o consumidor terá que pagar.

No chat a situação é diferente, uma vez que, enquanto aguarda para ser atendido, o cliente pode ficar navegando pela web sem desconforto. Além disto, não há infinitos números a serem discados para ter acesso a determinado assunto, basta dizer à atendente a sua dúvida, que será prontamente atendida.

No caso de problemas técnicos, que não são facilmente resolvidos, a empresa deve se comprometer a entrar em contato com o cliente assim que for encontrada da solução para o problema.

Treinamento adequado e identificação do cliente
Mas, para que o serviço seja bem sucedido é preciso enfatizar o treinamento da equipe de atendimento, pois isso definirá a qualidade do atendimento.

O empresário pode ainda pegar carona na implantação do sistema de atendimento on-line e solicitar um breve cadastramento do usuário ao acessar o serviço da empresa. Ou seja, para entrar no chat, o consumidor responderia a um cadastro simples e breve, além de ter a opção de aceitar receber, ou não, e-mails da empresa.

Desta forma, ficaria mais fácil para a empresa fidelizar a sua clientela a partir do momento em que identificar o tipo de usuário que utiliza o serviço, possibilitando uma maior segmentação dos serviços prestados pela empresa.