O Tempo da Qualidade
O tempo da qualidade chegou para ficar. A disputa por clientes é cada vez maior, deixando, em muitos casos, de ser uma concorrência de caráter local ou regional para tornar-se mundial. O espírito empreendedor é indispensável tanto para os empresários como para seus funcionários e fornecedores. Com a globalização, produtos do mundo inteiro estão em busca da preferência do consumidor. Entretanto, a era do “ganha quem oferece mais qualidade pelo menor preço”, vem acompanhada da necessidade de satisfação dos direitos dos consumidores, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Os comerciantes, fabricantes, prestadores de serviços devem ter uma visão sistêmica das relações de consumo, com o objetivo de evitarem demandas no PROCON ou no Judiciário.
Existem, atualmente, inúmeras demandas que poderiam ter sido evitadas se os empresários e seus prepostos tivessem ciência da importância de conhecerem o Código Consumerista e seus institutos, tais como: o princípio da boa-fé objetiva, o princípio da vulnerabilidade do consumidor, o direito a informação verdadeira, a proteção contra cláusulas abusivas e demais princípios e direitos que protegem o consumidor.
Deve haver orientação e conscientização dos direitos dos consumidores, que contemplem a melhoria da qualidade dos produtos e dos serviços existentes, com o fim de atender as exigências de qualidade de um mercado em constante mudança, e como objetivo específico a capacitação de profissionais e empresários para o trato com o consumidor.